Por que ONGs e associações precisam de contabilidade?

Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre ter uma contabilidade para ONGs ou associações.

Isso acontece porque essas naturezas jurídicas representam entidades sem fins lucrativos. Por conta disso, muitos concluem erroneamente que não é necessário fazer a contabilidade dessas empresas do chamado terceiro setor.

Marcadas pela característica da ação voluntária, ONGs ou associações se deparam, assim como empresas de outros tipos, com uma série de obrigações contábeis.

Mas, afinal, qual é a necessidade de ter uma contabilidade para sua ONG ou associação?

Continue a sua leitura e saiba como o apoio de um contador pode contribuir muito além do acerto de contas com o Fisco. Confira as tendências contábeis para o terceiro setor!

Qual o papel do contador para a minha ONG ou associação?

 

Você sabia que um contador pode ser o diferencial para gerir a sua ONG ou associação de forma assertiva? Afinal, abrir instituições como essas e mantê-las funcionando e contribuindo para o desenvolvimento social não é fácil, certo? 

Isso porque, além de lidar com questões legais na hora da abertura e de enfrentar burocracias iniciais, um gestor de uma organização do terceiro setor precisa agir de forma eficiente durante todo o exercício das ações dessa instituição.

Uma entidade sem fins lucrativos depende de ações estratégicas como:

 

  •  Fazer uma gestão eficiente;
  • Buscar incentivos e investimentos;
  • Realizar a distribuição de recursos;
  • Registrar todas as movimentações financeiras

 

Essas medidas são necessárias no contexto da gestão de recursos arrecadados por doações. O ponto chave dessas ações é prestar contas das movimentações para a Receita Federal e garantir a transparência da sua organização. 

Portanto, medidas como essa são necessárias para evitar crimes como lavagem de dinheiro.

Buscar um contador para uma ONG ou associação ajuda você, como gestor, a aprender como lidar melhor com os registros e o acerto de contas com o Fisco, além de todas as operações e processos envolvidos na gestão de uma instituição do terceiro setor.

Como um contador pode ajudar uma ONG ou associação?

 

A contabilidade é essencial para a gestão de uma instituição, independentemente se ela possui fins lucrativos ou não. 

Como já vimos, esse suporte é necessário por uma série de motivos, já que qualquer pessoa jurídica precisa prestar contas da sua situação financeira.

Muitos pensam que, por não ter fins lucrativos, o terceiro setor não exige prestação de contas, mas atenção: uma ONG ou associação, assim como as demais companhias, precisa gerenciar determinadas responsabilidades. Dentre elas, encontra-se o registro de todas as suas doações recebidas.

Nesse sentido, as entradas e saídas de recursos financeiros precisam ser inseridas em livros pré-determinados pela ciência contábil, a fim de cumprir as obrigações com a Receita Federal. Com isso, é necessário buscar o suporte de uma contabilidade.

Portanto, toda a gestão das finanças de uma ONG ou associação deve obter o suporte de quem entende do assunto, isto é, de um contador especializado. Esse profissional ainda é encarregado de outras atribuições. 

Compreenda as atividades desempenhadas por um profissional contábil no terceiro setor!

Gestão financeira, patrimonial e de projetos

 

Empresas do terceiro setor, como ONGs ou Associações, precisam se preocupar com a gestão do patrimônio. Isso porque gerir bem uma companhia desse modelo é cuidar das finanças e dos projetos de uma organização.

Essa medida é indispensável, sobretudo, porque as entidades sem fins lucrativos comumente recebem doações como:

 

  • Bens materiais;
  • Imóveis;
  • Mantimentos;
  • Serviços;
  • Recursos financeiros

 

Nessa perspectiva, uma gestão desse tipo é crucial. Isso porque, na hora de escolher um local para abrigar todos os equipamentos e instalação de uma ONG, é necessário ter em mente quais são os licenciamentos e impostos a serem observados. Isso tudo depende da atuação de uma contabilidade.

Captação de recursos

 

Outra função de destaque do contador para uma ONG ou associação é na conquista de recursos financeiros.

Isso porque as instituições privadas, artistas e pessoas de todas as classes têm um anseio em comum: iniciar ou aprimorar o funcionamento de entidades sem fins lucrativos. No entanto, essa etapa requer cuidado acerca das obrigações contábeis, a fim de evitar problemas com o Fisco.

Portanto, é inegável a importância de uma contabilidade para a atuação e regularização de uma ONG ou associação! Busque a ajuda de quem entende do assunto: conheça o trabalho da Numeric!

 

compartilhe este artigo:

entre para o nosso canal no telegram

Quer receber conteúdos assim antes de todo mundo?

Preencha ao lado o formulário e se inscreva para receber nossos conteúdos por email.

São Paulo, Brasil

Rio de Janeiro, Brasil

Lisboa, Portugal

©2023 Numeric Brasil | Numeric Contadores SS CNPJ 09.219.028/0001-99

Termos de Uso | Política de Privacidade | Desenvolvido por Amarelu Digital

São Paulo, Brasil

Rio de Janeiro, Brasil

Lisboa, Portugal

Numeric Contadores SS CNPJ 09.219.028/0001-99

©2023 Numeric Brasil | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Amarelu Digital