Planejamento tributário para empresas de TI: como fazer?

A estruturação e a maximização do lucro de uma empresa depende, dentre diversas questões, da construção de um planejamento tributário eficiente. Isso acontece porque esse mecanismo é essencial para reduzir custos dentro da regularidade da lei e do Fisco. Isso são pilares fundamentais do crescimento ordenado de um negócio.

A implementação do planejamento tributário, também chamado de elisão fiscal, é amplamente feita por grande parte das empresas de sucesso no Brasil. Trata-se de uma lista de estratégias, ações e estudos construídos para reduzir a carga tributária de um negócio de forma 100% legal.

Se você é dono de uma empresa de TI, sabemos que seu mercado é extremamente acirrado em termos de competitividade de preços. Sendo assim, qualquer redução de custos tem um impacto enorme na busca por destaque em meio à concorrência.

Então, você quer saber como fazer um planejamento tributário para sua empresa de TI e economizar com impostos? Então leia este artigo até o final e aprenda!

Confira:

O que é Planejamento tributário?

O planejamento tributário funciona como um redutor de tributos com base em ações legais, centradas principalmente na organização financeira e na aplicação de conhecimentos contábeis.

Esse mecanismo deverá ser executado por uma pessoa que exercerá o papel de avaliar a estrutura e as peculiaridades de uma dada empresa, e contribuirá para a saúde financeira dessa instituição.

É extremamente recomendável que esse indivíduo tenha experiência com a gestão contábil e o pagamento de impostos em diferentes esferas, modelos de enquadramento fiscal, e saiba fazer os cálculos que envolvem as finanças do seu negócio. Somente com essa capacidade é que o responsável pelo planejamento tributário será capaz de reduzir ao máximo seu pagamento de impostos sem sair dos conformes da lei.

Considerando a complexidade do mercado de tecnologia da informação, é recomendado que o gestor de uma empresa de TI setorize essa função, colocando ela nas mãos de alguém mais qualificado, ou que tenha condições de se dedicar exclusivamente a isso, sem dividir tanto o foco.

Para que serve o planejamento tributário?

Um dos setores que mais repercutem na gestão de uma empresa é a contabilidade, que é responsável pelo pagamento de impostos, dentre outras atribuições. Por meio desse setor, torna-se possível reduzir os tributos de forma legal, uma vez que é uma elisão fiscal que reduz gastos dentro da legislação tributária vigente.

O planejamento tributário possibilita analisar as operações realizadas pela empresa. Deste modo, é possível selecionar os processos mais adequados, tendo em vista os gastos e investimentos a serem realizados, posteriormente.

Assim sendo, empresas de TI que pretendem cumprir o regimento legal e manter as obrigações fiscais em dia, de forma segura, implementam a ferramenta de elisão fiscal.

Vantagens do planejamento tributário

O planejamento tributário traz uma série de benefícios à sua empresa de TI. Veja alguns exemplos:

  • Redução de custos;
  • Impede autuações;
  • Diferencial competitivo;
  • Contribui para a construção de um orçamento anual de qualidade;
  • Possibilita a opção por um regime tributário adequado;
  • Gera economia ao guiar as formas de realizar os processos em um negócio;
  • Possibilita a definição precisa da estrutura econômica da empresa.

Leia também: Planejamento tributário: reduza a carga de impostos de forma legal e inteligente 

Como fazer um planejamento tributário para empresas de TI?

É essencial que o empreendedor realize um planejamento tributário. Como ele pode ser contribuído:

  1. Opte pelo regime tributário adequado

Para projetar o crescimento da empresa, fazer investimentos e realizar a avaliação dos impostos, defina antes o regime de tributação adequado para o seu negócio. Há três regimes tributários em que uma empresa de TI pode se enquadrar: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Estude cada um deles e, por meio de uma série de cálculos envolvendo as finanças da sua empresa de TI, escolha o que for mais adequado conforme as condições de cada modelo.

  1. Busque incentivos fiscais

Há outros benefícios fiscais que podem ser alcançados por uma empresa de tecnologia da informação, e que contribuem não só para evitar o pagamento de tributos, como também para reduzir a aplicação de tributação de renda. Esses incentivos são denominados Lei do Bem, e a Lei dos Incentivos à Inovação Tecnológica.

Leia mais: Como fazer a escolha do regime tributário da sua empresa 

  1. Invista na gestão do tempo

Para construir um planejamento tributário empresarial eficiente, faça uma boa gestão do tempo. Uma empresa de TI deve avaliar criteriosamente cada operação realizada e  estabelecer um cronograma de realização de atividades. Nele, é preciso conter as descrições dos processos a serem realizados, tendo em vista os impostos que incidem sobre o seu negócio a partir de cada um deles. 

A partir da criação de um cronograma atualizado é possível visualizar os prazos de entregas das documentações exigidas por regulamentos e das deduções a serem calculadas. Além disso, uma boa gestão do tempo possibilita identificar os efeitos da tributação para a área financeira de um negócio.

De que forma o contador ajuda no planejamento tributário?

A contabilidade funciona como um sistema de registros de processos, e é um fator essencial para a execução do planejamento tributário. Esse planejamento fiscal requer a verificação de informações atualizadas e confiáveis, que precisam ser analisadas por um profissional especializado.

Portanto, é fundamental que haja um profissional especializado como responsável pelo controle das operações internas da empresa. 

A  Numeric Contabilidade te ajuda no crescimento do seu negócio!

Fundada em 2007, a Numeric  é sediada em São Paulo, e acumula histórias de sucesso e crescimento. Com destaque em todo o mercado brasileiro e, mais importante, com o reconhecimento dos clientes, focamos na entrega, na confiabilidade e na busca por resultados positivos.

Entre em contato! Temos sempre um profissional especializado e experiente para atender aos clientes com o objetivo de resolver as questões com vistas à melhoria contínua.

Gostou do artigo? Conte sempre com apoio da Numeric e receba as melhores dicas e conteúdos que podem ajudar na gestão de sua empresa por meio das nossas redes sociais e também em nosso blog. Continue a leitura: Como regularizar uma empresa? Veja em que situações ela pode estar irregular 

compartilhe este artigo:

entre para o nosso canal no telegram

Quer receber conteúdos assim antes de todo mundo?

Preencha ao lado o formulário e se inscreva para receber nossos conteúdos por email.