BPO financeiro: vale a pena terceirizar a gestão financeira da empresa?

A Nova Tendência Empresarial: Estratégia BPO Financeiro

A mais recente tendência no mundo empresarial é a adoção da estratégia BPO Financeiro, uma aliada essencial para empresários que acumulam diversas tarefas.

Como é sabido, todo empreendedor, independentemente do setor de atuação, desempenha diversas funções, desde lidar com questões tributárias e jurídicas até gerenciar as finanças do seu negócio.

Se você deseja conhecer os segredos e as vantagens por trás dessa estratégia, continue lendo este artigo para descobrir a importância de implementar o BPO financeiro e terceirizar a gestão financeira da sua empresa.

 

O Que é o BPO Financeiro?

Mais do que uma sigla originada do inglês (Business Process Outsourcing), o BPO é uma ferramenta cada vez mais utilizada no mundo corporativo, traduzida como ‘Terceirização de Processos de Negócios’.

O BPO financeiro, portanto, é a terceirização da área financeira de um negócio. Por meio de prestadores de serviços, responsáveis por realizar desde as funções operacionais como contas a pagar e a receber, até diagnósticos que envolvem os fatores financeiros, tributários e estratégicos de uma empresa.

É essencial para evitar a sobrecarga de funções, já que os empreendedores lidam com uma extensa variedade de atividades diárias.

Mas quais são as responsabilidades transferidas para esse profissional? Que funções esse tipo de assessoria especializada executa? E quais as vantagens desse serviço?

 

Integração entre Rotinas Contábeis e Administrativas

A vantagem dessa integração é o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre os números da empresa, permitindo uma interligação entre o fluxo de caixa e as obrigações tributárias. Assim, as decisões são tomadas de forma assertiva.

 

Garantir um Processo Seguro e Eficiente

Estabelecer um processo produtivo e legal, especialmente para profissionais liberais, micro e pequenas empresas, é um diferencial competitivo ao otimizar a gestão do tempo, contribuindo para o crescimento do negócio ao evitar o desperdício de tempo em tarefas operacionais.

A escolha pela terceirização do setor financeiro permite transferir uma série de obrigações e funções, proporcionando uma base sólida, dada a especialização desses profissionais em áreas como tributação.

As funções incluem:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Gestão de documentos fiscais;
  • Conciliação bancária e análise de créditos;
  • Verificação de indicadores financeiros;
  • Análise de indicadores do mercado;
  • Pagamento de impostos e taxas;
  • Detecção de custos extras (supérfluos).

Isso é benéfico tanto para empresas de grande porte quanto para as de menor porte, proporcionando conforto e segurança aos gestores, independentemente do tamanho da empresa.

 

Redução de Gastos

Todo gestor busca a redução de gastos por razões óbvias. No entanto, é importante ressaltar que essa medida é importante para impulsionar o crescimento de uma instituição.

Os profissionais de BPO atuam na identificação de gastos desnecessários, na detecção e modificação do uso de procedimentos desatualizados, e avaliam os indicadores econômicos para manter a qualidade dos serviços, criando e verificando planos estratégicos.

 

Conte com uma Ajuda Especializada

Portanto, a implementação de medidas como o BPO Financeiro, visa a terceirização do setor para otimizar os processos e obter retornos significativos para o bom funcionamento das atividades.

Se você está interessado em contratar um serviço de BPO Financeiro para sua empresa, conheça as soluções da Numeric Brasil! Nossa experiência em gestão financeira pode ser o diferencial para o crescimento saudável e equilibrado da sua empresa.

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre nossas soluções em BPO Financeiro.

Gostou do artigo? Aproveite para conferir nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos.

compartilhe este artigo:

entre para o nosso canal no telegram

Quer receber conteúdos assim antes de todo mundo?

Preencha ao lado o formulário e se inscreva para receber nossos conteúdos por email.