Valuation da sua empresa
É inegável dizer que as startups fazem parte dos modelos de negócios com os maiores potenciais de crescimento. Até porque essa expansão rápida e agressiva faz parte de um dos principais propósitos desse tipo de empresa.
Então se você é um dos empreendedores que teve uma ideia inovadora para curar uma dor do mercado, para conhecer a realidade da sua empresa e até onde ela pode chegar é necessário conhecer algumas métricas e uma das mais importantes é o valuation de empresa.
Preparamos esse artigo justamente no intuito de te ajudar a compreender melhor esse conceito para que possa aplicar em sua startup. Dessa forma, continue a leitura e aprenda mais. Vamos lá?!
O que é valuation?
O valuation é uma maneira de saber qual o valor real de uma empresa. Para descobrí-lo, o empresário precisa fazer uma avaliação seguindo os critérios abaixo:
- Patrimônio;
- Fluxo de caixa;
- Endividamento;
- Volume de vendas
Esse indicador é extremamente importante para que o gestor de uma startup possa realizar a prospecção de investidores, definir o preço ideal das ações do negócio e o seu valor integral.
Dessa maneira, é possível perceber o quão relevante é ter o valuation de sua startup bem definido. Ele não só te dará noção do status da sua empresa, como será capaz de atrair investidores e gerar um crescimento sustentável ainda maior para o seu negócio.
Assim, ele é válido para você, que empreende em uma startup e está em busca do sucesso de seu negócio e também caso sua intenção seja a de investir em uma empresa desse modelo.
O que considerar antes de realizar um valuation?
Além de captar investimentos, o valuation beneficia sua empresa em outros atributos. Você conseguirá ter um discernimento maior acerca do seu negócio ao considerar os seguintes pontos antes de realizar o cálculo desse importante índice.
- Empresas aptas à parceria;
- Resultados do minimum viable product (MVP) ou produto viável mínimo, em português;
- Realidade mercadológica para o seu produto ou serviço;
- Quais são os principais obstáculos e desafios a serem superados;
- Elaboração de um plano de negócios assertivo;
- Como sua ideia inovadora será útil para o mercado
Agora vamos falar especificamente das três principais maneiras de realizar o valuation de startups. Então, continue a leitura deste texto e aprenda!
Quais são as principais maneiras de calcular o valuation de startups?
Existem diferentes formas de calcular o valuation de startups. Neste artigo, vamos focar nas três principais, que podem ser feitas de maneira mais simples e mesmo assim gerar grandes benefícios para o seu negócio.
1. Total de ativos + lucro líquido
O total de ativos somado ao lucro líquido é o método mais simples e comumente utilizado para saber o valor de uma startup. Seu foco é total nas finanças de um negócio. Assim, para realizar o cálculo basta apenas somar todos os ativos da sua empresa aos resultados presentes no balanço fiscal mais atual.
Ou seja, se a sua startup possui R$ 200 mil em ativos acumulados e o último balanço apresentou um lucro líquido de R$ 40 mil, significa que o valuation é de R$ 240 mil.
Vale destacar que, por ser um cálculo mais simples, ele é recomendado a startups novas, na fase inicial de alavancamento, ou de pequeno porte, com apenas dois sócios em sua composição.
O que pode ser listado como ativos acumulados?
- Mercadorias;
- Dinheiro em espécie;
- Saldo no banco;
- Contas a receber;
- Matéria-prima;
- Aplicações financeiras;
- Imóveis
2. Base Zero
A Base Zero é outra maneira bem tranquila de calcular o valuation de startups, basta responder: “quanto é necessário de verba para levantar uma empresa do zero com atributos e características semelhantes à sua startup?”.
O valor da resposta dessa pergunta será o valuation de sua startup. Para chegar nele, é necessário considerar os ativos tangíveis do seu negócio, tais como:
- Mercadorias em estoque;
- Funcionários;
- Matéria-prima;
- Aluguel;
- Encargos tributários;
- Investimentos
3. Venture Capital
Se os dois métodos anteriores foram mais simples de serem realizados, o Venture Capital é considerado como o mais complicado, mas não menos importante. Uma vez que sua aplicação é válida principalmente para o acompanhamento de startups que atuam há mais tempo no mercado.
Seu principal intuito é mostrar ao investidor qual a previsão de retorno de lucratividade ele terá a médio e longo prazo e assim ter mais atributos para decidir se vale a pena realizar tal investimento.
Dessa forma, é necessário já ter em mente qual o valor a ser investido, a estimativa de receita por ano, a projeção para o ano de resgate e, por fim, a margem líquida neste mesmo período.
A base desse método é o P/L, ou preço sobre lucro, e a taxa de desconto almejada ao realizar o investimento. Logo, será necessário aplicar os atributos citados no parágrafo acima.
Tenha apoio especializado
Esses são apenas alguns dos métodos de calcular o valuation de startups. Existem outros modelos e cada um possui especificidades diferentes que podem ser benéficas ao seu negócio.
Então, conte com o apoio de uma equipe composta por profissionais especializados neste assunto, capazes de aplicar todo o conhecimento em sua startup.
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